terça-feira, 10 de setembro de 2013

A história da Indumentária *-*

Hei,violets!


Como vocês sabem a Violeta aqui fez faculdade de Design de Moda e pra relembrar os tempos da faculdade resolvi trazer um pouco do meu conhecimento nesse assunto :) Então vamos conhecer um pouquinho dessa história comigo ? rs'

No começo da pré-história, o homem não usava roupas! Com as mudanças do clima eles precisavam proteger o corpo do frio e fizeram isso usando as peles de animais. Essas roupas proporcionavam a esse homem primitivo o poder e o status de um grande guerreiro. Os homens pré-históricos também usavam plantas entrelaçadas aos seus corpos.


Vestimenta homem das cavernas 

Em 1988 foram descobertas na Rússia agulhas feitas com marfim de mamute. Segundo os arqueólogos , esses objetos têm mais de 30 mil anos. São do período paleolítico. Essas agulhas permitiam que o homem primitivo elaborasse melhor os seus trajes, usando fios de plantas como algodão, linho e pelo de animais, como os carneiros. Daí o homem passou a confeccionar melhor as suas roupas e, com o passar dos anos, aprendeu a tecer as fibras. Com o tempo, o vestuário de cada povo passou a ser usado para identificar o papel de cada pessoa naquela sociedade, os mais pobres usavam peles de animais, o algodão, linho e lã eram usados pelas classes média e alta.

No antigo Egito, a maioria das pessoas andavam nuas, as roupas eram para as classes mais altas, com o tempo, os camponeses passaram a usar uma espécie de fralda, chamada perissoma, feita de algodão e linho. Nas classes ricas, os homens vestiam saias, que variam de tamanho,e as mulheres usavam vestidos parecidos com os roupões dos dias de hoje. Os gregos se vestiam de modo simples com roupas de linho no verão e de lã no inverno.



Vestimenta das mulheres Egípcias 


Vestimenta dos homens Egípcios
Vestimenta dos Gregos 
Os homens usavam túnicas com dobras e uma capa e as mulheres uma sobreveste com uma capa de lã. O vestuário dos romanos era bem parecido com os dos gregos, os homens se vestiam com uma túnica curta e as mulheres com uma comprida, as roupas dos romanos eram feitas de algodão , linho, lã e seda .. sendo a maioria desses materiais importada de outros países. 
Vestimentas dos Romanos 

Os persas eram os únicos que se vestiam sob medida, eles cortavam e ajustavam as roupas aos seus corpos, porque isso proporcionava a eles conforto em seus movimentos, os homens e mulheres persas usavam roupas parecidas, calças ajustadas as pernas, túnicas e casacos, o vestuário do homem e da mulher começou a ficar bem diferente um do outro a partir do renascimento, período do século XIII ao XVII na Europa nessa época as cidades cresceram, assim como o comércio, fazendo surgir um número maior de profissões como tecelões e tintureiros. Muitas roupas passaram a ser feitas por artesãos especializados, com isso houve maior variação nos estilos masculino e feminino.

Vestimenta dos persas 



É isso violets um pouquinho sobre a história da indumentária:) 

Curtiram?

Beijinhos da Violeta :* 

CURTA A FAN PAGE DO BLOG:
https://www.facebook.com/violetaestilos?hc_location=timeline

E SIGA O INSTAGRAM: http://instagram.com/taati_araaujo    

Nenhum comentário:

Postar um comentário